"Através do sentir, a arte nos aproxima"

Um teclado e uma cadeira vazia com fones de ouvido são colocados em um espaço urbano. Uma música é criada no momento para todas as pessoas que se sentam. Sem explicações, sem regras e sem expectativas, apenas um momento de encontro através da música.


"Free Seat" é uma colaboração entre o músico brasileiro Pedro Carneiro Silva e o artista conceitual e cineasta iraniano / alemão Ardalan Aram.


Ao promover encontros ao acaso, o projeto busca atuar no cotidiano da cidade e levantar questões sobre relações humanas através da arte. O participante, ao superar a desconfiança natural do que lhe está sendo oferecido e aderir à proposta de se sentar, passa do papel de espectador para co-autor do processo de criação, na medida em que sua atitude influencia diretamente a música que é criada no momento.

 

PEDRO CARNEIRO SILVA

Pedro Carneiro Silva é pianista e compositor do Rio de Janeiro. Desenvolve projetos que exploram a interação entre experiências, sentimentos e música. No projeto “Free Seat”, em parceria com Ardalan Aram, Pedro cria música para pessoas em encontros aleatórios na cidade e no projeto “O Trampolim de Oiticica”, sua música é criada através de performances que exploram questões sociais e pessoais. Colabora com artistas de varias partes do mundo e já realizou concertos e workshops pela Europa, Ásia e Brasil. É formado em Música Brasileira pela UNIRIO (Rio de Janeiro) e mestre em Piano de Jazz pela Escola Superior de Música (Lisboa). Foi professor convidado de piano e composição em dois dos principais institutos de música da Índia - Global Music Institute (Delhi) e SAM (Chennai). 

www.pedrocarneirosilva.com

ARDALAN ARAM

Uma palavra está no centro de tudo o que Ardalan Aram cria: Sentimento. O artista conceitual e cineasta iraniano-alemão acredita que a verdadeira conexão é possível através de nossas experiências humanas, não importando se evocadas por um filme, uma instalação, uma performance ou simplesmente por um novo olhar sobre o comum.

"Cidades anônimas criam pessoas anônimas, uma separação entre você e eu, eles e nós. Acredito que precisamos de mais espaços que permitam que estranhos demonstrem sua vulnerabilidade e se conectem compartilhando sentimentos um com o outro".

Em colaboração com o compositor e pianista Pedro Carneiro Silva, ele criou o Free Seat, projeto que já passou por cidades como Berlim, Lisboa, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba.

Ardalan também é co-fundador da lifelessons.de, uma start-up com sede em Berlim com o objetivo de desmistificar a psicoterapia, mostrando minuciosamente como é feita por especialistas influentes no campo da psicologia e da terapia. Através da lifelessons.de ele procura lidar com o medo e a vergonha que ainda estão associados ao tópico de saúde mental e aconselhamento.

http://rawcreation.org/
https://www.lifelessons.de/